
PERFUMARIA DO CERRADO
Pitanga
Nome científico: Eugenia uniflora
Pitanga” significa “vermelho-escuro” em Tupi.
Possui propriedades febrífuga e adstringente, vermífuga e antirreumática. As folhas da pitangueira possuem ação laxativa, calmante. O flavonoide presente ajuda na ação anti-inflamatória fortalecendo a imunidade. Apresenta propriedades medicinais antivirais, antifúngicas, antitumorais e analgésicas. O óleo essencial de pitanga é nobre e apresenta propriedades humectantes que melhoram a aparência geral da pele.
O óleo da pitanga é obtido pela destilação das folhas.
O aroma doce em geral é da preferência feminina.
Em “Óleos essenciais na culinária, cosmética e saúde” Luiz Grossman aborda aspectos interessantes sobre esta planta. Considerada a “Brazil Cherry” - cereja brasileira por ter no Brasil seu habitat natural. Graças à conhecida resistência a intempéries como ventos fortes e geadas e às qualidades analgésica, bactericida e antifúngica, entretanto, conquistou o interesse de outros países que expandiram o cultivo a outras regiões do planeta.
No nordeste do Brasil, o licor é muito apreciado, sendo conhecido como o cognac tropical, popularizado pelo pernambucano Gilberto Freyre em seu livro “Açúcar”.
SAIÇÚ
Saiçú é a Linha de Perfumes com aromas preparados a partir de essências de plantas do Cerrado brasileiro: Pequi com manga, Buriti e Pitanga.
Saiçú significa Amor em Tupi-Guarani. Todo o nosso amor pelo Cerrado.